Os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais) do Colégio Lerote se aperfeiçoaram para o ano de 2025, com as novas ferramentas e metodologias ensinadas durante a semana da Formação Pedagógica, que contou com duas palestrantes.
Fernanda Polônio, doutora em Educação Especial, palestrou sobre “altas habilidades”. “O intuito é que a gente consiga identificar esses alunos, que muitas vezes não aparecem aos nossos olhos no dia a dia da escola, e que necessitam de um olhar diferenciado, de um olhar que contemple as suas necessidades”, enfatiza Fernanda.
Além disso, na palestra, Fernanda orientou os professores sobre a maneira correta de fazer a intervenção pedagógica na sala de aula e como fazer o enriquecimento curricular desses alunos em outros ambientes.
A segunda palestra foi conduzida por Juliana Macedo, pedagoga e doutora em Educação. Juliana abordou a importância do autoconhecimento do sujeito professor. De acordo com ela, é importante que o professor se reconheça e, assim, possa auxiliar a criança posteriormente a se reconhecer.
Além disso, ela também explanou sobre a relevância das experiências que as crianças trazem para a escola.
“As bagagens que as crianças trazem de fora da escola, consequentemente vão ser ampliadas dentro da escola, com conhecimentos científicos, culturais, morais e tecnológicos”, finaliza a palestrante.